Exposição interativa do Espaço de Arte, Ciência e Cultura da Univasf está aberta à visitação de escolas

06/03/2015 18:54
Exposição interativa do Espaço de Arte, Ciência e Cultura da Univasf está aberta à visitação de escolas 
06-03-2015 16:09:41
 

 

O Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) passou a receber, a partir desta semana, escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) para visitar sua exposição interativa de ciências. A mostra é formada por 33 experimentos do acervo do EACC e visa despertar nos visitantes o interesse pela ciência. Podem participar grupos de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, mediante agendamento prévio. O EACC está localizado no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA).

As visitas podem ser realizadas de terça a quinta-feira, no período das 9h às 11h. Para as escolas da rede pública, a Univasf disponibiliza um ônibus com 42 lugares, com o intuito de facilitar o acesso ao local. As escolas interessadas devem fazer o agendamento com 15 dias de antecedência, por meio do telefone do EACC: (74) 3614-1996 ou através do e-mail: ecc@univasf.edu.br. A cada 20 crianças, deve haver um professor como acompanhante.

     

A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, situada no Projeto Bebedouro em Petrolina, foi a primeira a visitar a exposição. Durante a manhã da última terça-feira (3), um grupo de 30 alunos do 2º e 3º anos do ensino fundamental teve a oportunidade de interagir com os experimentos da mostra, entre eles: bicicleta geradora de energia, cadeira giratória, espelhos côncavo e convexo, caleidoscópio e instrumento óptico de ilusão de movimento.

No segundo momento da programação, os alunos participaram de oficina com os kits da “Experimentoteca” e puderam interagir com diversos fenômenos de física, química e biologia. Durante toda a visita, as crianças são monitoradas por educadoras treinadas e supervisionadas por um coordenador do EACC. De acordo com Lívia Aceto, responsável pela exposição, essa é uma oportunidade para que as crianças tenham contato com a experimentação. “Aqui eles primeiro veem o fenômeno, se questionam, e depois buscam por respostas“, explicou.

    

De acordo com a professora Maricleide Soares, que acompanhou o grupo escolar, as crianças aproveitaram a visita. “Os alunos puderam entrar em contato com o que eles aprendem nos livros didáticos. A visita em si já é muito boa, porque o aluno sai da sala de aula para ter experiências diferentes”, observou.

É possível associar a oficina que será realizada pelos estudantes durante a visita aos assuntos que estejam sendo trabalhados em sala de aula. Basta que o tema seja acordado previamente com a equipe do EACC. Lívia informa que grupos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar.

     

Empréstimo - Outro serviço ofertado pelo EACC é o empréstimo de materiais para aulas. Estão disponíveis os 70 kits que compõem a “Experimentoteca”, acervo desenvolvido pelo Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo (USP), com experimentos de física, química e biologia, e cerca de 100 vídeos de temas variados do projeto “VerCiência”. Para retirar o material, o professor necessita fazer um cadastro prévio. O catálogo e os documentos necessários para a solicitação podem ser acessados no site do EACC.

Karen Lima


Por: Assessoria de Comunicação

 

—————

Voltar