O EACC, o sonho e a imaginação

23/12/2015 11:06

O EACC,  o sonho e a imaginação

 

       O ano de 2015 chega ao final. O EACC, em seu local provisório, (re)abriu ao público em 03/03/2015 e até 09/12/2015, dia do último atendimento escolar, teve um total de 2389 visitantes (https://goo.gl/cvXRj9).  No segundo semestre, com os cortes na oferta de ônibus pela UNIVASF, decorrente da crise econômica nacional, foi fechada uma parceria (informal) entre o EACC e a secretaria de educação de Juazeiro, de modo a garantir o transporte do público escolar. Esta parceria é estratégica e necessária. Esperasse acordos semelhantes com as esferas estaduais e municipais da região. Em torno do EACC, em um raio de 150 km, existe um público escolar de 343 mil crianças (https://goo.gl/p9pcR7). Isto dá uma dimensão da logística necessária para atender a este público! Numa região como o semiarido é desnecessário dizer sobre a importância de um museu de ciências.

 

       Em outra dimensão, no sentido de institucionalizar o EACC, foi concluída a proposta de um regimento (https://goo.gl/zqhdqu). Tal proposta foi levada ao Conselho Universitário, CONUNI, onde os conselheiros, representantes dos colegiados, trouxeram as contribuições das bases. O regimento foi aprovado em 18/12/2015 com uma  ampliação do número de membros do Conselho Consultivo. Este regimento é um mecanismo que possibilita a participação da comunidade interna (Conselho Deliberativo) e externa (Conselho Consultivo) no processo de direção do EACC. Cabe a cada um dos futuros conselheiros ocupar este espaço democrático de forma ativa e com entusiasmo. Ainda, conforme descrito no Artigo 22 do regimento aprovado:

 

"Após a aprovação destre regimento, pelo Conselho Universitário, CONUNI, A PROEX, através da Câmara de Extensão, terá um prazo máximo de 6 meses para compor o Conselho Delibertativo, CD, sob a direção do presidente pro tempore, o atual coordenador do EACC."

                       

        O tempo já está contando. . . até 18/06/2016 o Conselho Deliberativo deverá estar constituído!

     

       Um desafio que surge é ampliar o sonho do EACC. É necessário acreditar no sonho para ele se concretizar. Assim, convido a comunidade interna da UNIVASF a sonhar, imaginar, que é possível a realização do projeto EACC. . . que por sinal jamais estará concluído pois, sempre haverá o que fazer, assim como as pessoas:

 

"O senhor mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão."

Guimarães Rosa, 1956, Grande Sertão Veredas

   

       

       O EACC Orla (https://goo.gl/pTXNlB)  é um projeto feito para o povo, com recursos públicos. O novo prédio está sem previsão de conclusão, aguardando a liberação de verbas. Por enquanto o museu está funcionando no Espaço Plural, em Juazeiro, BA.

 

 

 

—————

Voltar