Projeto EACC Orla

 
 

Introdução

 
            O projeto EACC Orla consiste no planejamento, construção e funcionamento de um museu de ciência, de alto padrão, na orla de Petrolina-PE. A origem deste projeto é um mérito do Professor José Weber Freire Macedo, primeiro reitor da UNIVASF, Professor Carlos Wagner Costa Araújo, primeiro diretor do então ECC, e do ex Governador de Pernambuco, Eduardo Campos. 
 
            Dando continuidade a este projeto, estamos planejando e executando as instalações do EACC. Também, paralelamente, estamos planejando os fluxos de trabalho  e atividades relacionados ao funcionamento. Nossas estimativas indicam que, no primeiro ano de funcionamento, poderemos receber 63 mil visitantes, contando público escolar e visitantes em geral. Isto considerando um atendimento ao público de terça a domingo, sem pausas para o almoço. 
 
            No entando um museu de ciências é muito mais do que um prédio, e muitas questões ainda não foram definidas, por exemplo, como custear um equipamento de alto padrão localizado em um local de elevado valor imobiliário? A UNIVASF tem condições de bancar isto sozinha? Estas questões e  consequentes decisões envolvem a participação, em minha opinião, de agentes externos a UNIVASF: governos estaduais, prefeituras, Ministérios (MEC e MCTI).  Fica registrada a "provocação".
 
            A seguir são apresentados alguns documentos importantes, contando um pouco deste projeto, apreciem.
Juazeiro, Novembro de 2015.
Militão Figueredo / Cooordenador EACC