Projeto do novo museu é avaliado por especialistas

02/07/2014 10:26
Projeto do novo museu é avaliado por especialistas
 
A equipe do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC) realizou nos dias 05 e 06 de junho de 2014 um evento para revisão do projeto conceitual da exposição de ciências que ocupará o novo prédio em construção na orla de Petrolina. Há 4 meses o projeto vem sendo elaborado pelo professor Militão Figueredo, coordenador do EACC, e pelos bolsistas do CNPq Lívia Aceto, Felipe Rhein e Catiane Simas. Essa avaliação é importante para garantir que o projeto possa ser executado, testado e operado de forma a minimizar riscos e erros. Para esta revisão foram convidados quatro especialistas em museus de ciências:
Antônio Carlos Pavão - Diretor do Espaço Ciência de Pernambuco;
Marcus Vale - Diretor da Seara da Ciência da UFC;
Luciana Monaco - Coordenadora do Núcleo de Difusão do Conhecimento do Instituto Butantan; Carlos Wagner Costa Araújo - Presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.
 
Além da banca de revisores, o evento contou com a presença do vice-reitor Télio Nobre Leite, do Prof. Wagner Félix da Proex e dos funcionários da Assessoria de Infra-estrutura Fábio Seixas, Robério Coelho e Jaironnilson Costa.
 
 
Histórico:
 
O EACC tem sua origem no Espaço Ciência e Cultura (ECC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), cuja criação coincide com o início das atividades da universidade em outubro de 2004. Em 2005, o ECC já participava de ações de divulgação científica na segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e também do Ano Internacional da Física. Em agosto de 2006, teve início as atividades do ECC em um pequeno prédio na orla de Petrolina, em um terreno cedido por 20 anos pelo governo do Estado de Pernambuco.
O ECC teve atuação extremamente relevante na região, através de atividades locais e itinerantes. Devido à necessidade de um espaço adequado, foi conseguida, através de acordos de cooperação junto ao governo pernambucano, a viabilização da construção de um novo prédio neste mesmo terreno. A ordem de serviço da obra foi emitida em fevereiro/2011 e a previsão de entrega do prédio, segundo informações do Departamento de Infraestrutura da UNIVASF, é início de 2016. Neste novo prédio será instalado então o futuro EACC.
Atualmente o ECC está instalado no Espaço Plural, em Juazeiro, onde são desenvolvidas suas atividades. Mais detalhes em   www.univasf.edu.br/~ecc  
 

 

—————

Voltar